Tratamentos para a sinusite
Com a chegada do inverno são muitas as doenças que sofremos. O resfriado, a gripe e também, associado a eles, está a congestão nasal. Em Coisas de saúde vamos ver tratamentos para a sinusite.
O primeiro que deve saber é que a sinusite é a inflamação dos seios nasais. Costuma proceder de algum tipo de infecção, habitualmente por bactérias, fungos ou processos virais. Também pode ser devido a alergias ou a alguma medicina. A sinusite costuma vir precedida de dor de cabeça intensa, inclusive de febre até que chegam as secreções nasais e se produz a obstrução. No inverno é algo tremendamente comum.
Tradicionalmente achou-se que a melhor maneira de aliviar e curar a sinusite eram com antibióticos. A amoxilina ou um inalador nasal esteróide pareciam os melhores remédios. Há vários estudos que têm demonstrado que isto não é verdadeiro, isto é, que os antibióticos não reduzem a sinusite, esta dura o mesmo se tiver tomado estes medicamentos ou não. Portanto, os tratamentos a base de antibióticos pode descartar nestes casos.
Um dos mais eficazes pode ser a água marinha, isto é, água com sal; neste sentido, os soros fisiológicos são muito bons, são efetivos porque atacam diretamente às mucosas. Também podes provar inalar vapor ou beber muita água, que faz que o moco seja menos espesso.
Um dos tratamentos mais inovadores é a sinuplastia. Trata-se de um balão desinflado que se introduz pelas fossas nasais. Depois, o balão infla-se e provoca que se faça uma pequena fratura dos ossos circundantes. Estas pequenas fraturas fazem o conduto mais largo e previne uma possível obstrução futura.
São medidas destinadas a aliviar a molesta sensação de ter o nariz entupido, essa sensação de não poder respirar, de angústia.