Tipos de dietas e alimentação vegetarianas
Como comentamos no anterior artigo no qual nos fazíamos eco de algumas das características fundamentais da dieta e alimentação vegetariana, este tipo de alimentação pode converter-se em uma alternativa verdadeiramente saudável, sempre e quando se assegurem o consumo de todos os nutrientes necessários para o organismo.
Isto é assim porque uma alimentação vegetariana tal e como está idealizada, não assegura o consumo de certos nutrientes fundamentais, como podem ser as proteínas, vitaminas e minerais, podendo sofrer osteoporoses, anemia e atrasos de crescimento nas crianças.
E porque, além disso, não é recomendável ter uma alimentação vegetariana estrita durante diferentes momentos biológicos tais como a infância, a adolescência, a gravidez, e a terceira idade.
No entanto, dentro da própria alimentação vegetariana em si, devemos indicar que existem diferentes tipos de dietas vegetarianas, por isso é necessário conhecer quais são para escolher o seguimento ou a adoção de umas ou outras.
Tipos e classes de alimentação e dietas vegetarianas
*Dieta semi vegetariana
É uma dieta que inclui lácteos, frango, ovo e pescado, assim como alimentos vegetais. Com este tipo de dieta não se produzem nem existem riscos de carências nutricionais.
*Dieta pesco vegetariana
Inclui principalmente alimentos vegetais, lácteos, pescado e ovos. Podem produzir-se carências de ferro de origem animal, aparecendo anemia se o consumo de peixe é baixo.
*Dieta vegetariana estrita
É um tipo de dieta ou de alimentação extremamente estrita, já que se baseia única e exclusivamente em alimentos de origem vegetal, e não inclui lácteos, ovos nem nenhum tipo de carne. Com esta dieta se produzem muitas carências nutricionais, com risco de sofrer anemia, osteoporoses ou atraso no crescimento das crianças.
*Dieta lacto vegetariana
Inclui só alimentos vegetais e lácteos, por isso podem aparecer carências nutricionais pela falta de ferro animal e vitamina B12. Por isso, o risco é a aparição de anemia.
*Dieta ovo vegetariana
Só inclui alimentos vegetais e ovos, podendo produzir carências nutricionais de vitamina B12, ferro animal e cálcio, e podendo aparecer osteoporoses e anemia.
*Dieta lacto ovo vegetariana
Se caracteriza porque inclui ovo, alimentos vegetais e lácteos, mesmo que igualmente se podem produzir carências nutricionais de vitamina B12, e ferro animal, com a aparição possível de anemia.
sou um tanto cgordinha e adorei essa dica vou fazer .