Tipos de açúcar: adoçante, sacarose e frutose
Existem certas diferenças no que se refere ao açúcar em si (e seus diferentes tipos), a frutose, a sacarose e o adoçante.
Se entende por adoçante tudo aquilo que for do grupo de substâncias que, como nexo comum, dão uma sensação de doçura a nosso paladar.
Como você pode chegar a supor, isto inclui a grande quantidade de compostos, entre os que encontramos o açúcar sacarose, os adoçantes intensivos (como a adoçante ou o aspartame), ou o açúcar frutose.
À pergunta de que açúcar em si -ou substância doce- viria a ser a mais recomendável, é preciso levar em conta que a ingestão de açúcares deve ser limitada, e especialmente naquelas pessoas diabéticas.
Sempre é mais recomendável, por exemplo, o açúcar de cana integral que o açúcar branco refinado, já que contém mais vitaminas e minerais e, portanto, é mais saudável.
Da mesma forma que o açúcar de cana integral, a frutose é igualmente recomendável, já que adoça mais que a sacarose e, no entanto, se absorve muito mais lentamente.
Não obstante, os adoçantes são recomendados a pessoas diabéticas, e também a pessoas que se encontrem seguindo dietas de controle de peso.