Riscos da anestesia
Ter que enfrentar a uma operação é uma preocupação e uma situação que pode ocasionar uma verdadeira sensação de preocupação pelos riscos da anestesia.
Nem todas as operações são iguais nem têm as mesmas consequências para nosso organismo. Há operações que precisam uma pequena quantidade de anestesia fornecida de forma local, que mal supõe um risco para a saúde. Neste sentido, destaca a anestesia que nos aplica o dentista a cada vez que tem que fazer algo a nossos dentes.
Para as operações grandes nas que se precisa dormir todo o corpo, a coisa muda. Desde este ponto de vista, os riscos da anestesia para o organismo são vários: dependem do tipo de operação à que se vá submeter o paciente e do estado físico que tenha. Um dos maiores medos das pessoas que precisam anestesiar se para uma operação é o acordar da anestesia, já que há quem pensa que pode não acordar.
Os riscos da anestesia são muito pouco frequentes, isto é, os efeitos secundários são remotos. Podem surgir reações alérgicas do paciente acompanhados de problemas para respirar, que pouco a pouco deve ir superando. A pequena paralisia na zona na que recebeu a anestesia é outro risco comum e compreensível, que se irá dissipando ao pouco tempo (em teoria).
Um risco mais preocupante é o ataque cardíaco, mas o coração deve recuperar seu estado paulatinamente. O coração sofre nas operações com anestesia, e o risco de algum tipo de anomalia no coração sempre existe.