Os betabloqueadores
Os betabloqueadores são medicamentos muito utilizados em diversas e diferentes doenças cardiovasculares, já que como veremos detalhadamente ao longo do presente artigo, atuam contrariando o efeito da adrenalina sobre o organismo.
Existem uma grande variedade de tipos de betabloqueadores, com diversas propriedades e virtudes farmacológicas, mesmo que é certo que sua indicação na hora de tomá-los é comum a todos eles.
Entre os betabloqueadores mais usados nós encontramos o sotalol, atenolol, bisoprol, nevibolol, arvedilol e metropol, e podem ser tomados em comprimidos por via oral ou mediante uso nos hospitais a partir da administração endovenosa.
Os benefícios dos betabloqueadores
Numerosos estudos clinicamente feitos há anos, demonstraram os benefícios dos betabloqueadores, assim como sua eficácia em pacientes com insuficiência cardíaca e cardiopatia isquêmica, prevenindo a morte súbita e reduzindo por sua vez as arritmias ventriculares e, portanto, a probabilidade de sofrer um infarto.
Concretamente, os betabloqueadores podem ser realmente úteis em casos de cardiopatia isquêmica, insuficiência cardíaca, miocardiopatia, taquiarritmias e hipertensão arterial.
Os betabloqueadores estão contra-indicados em casos de insuficiência cardíaca descompensada com sinal de débito/ou congestão pulmonar, transtornos no sistema de condução elétrico do coração, doença bronquial, asma, ou pressão arterial baixa sintomática, entre outros.