Origem do molho ketchup
ketchup, também conhecido como catsup ou catchup, é um molho de tomate condimentado com vinagre, açúcar e sal, além de diversas especiarias. Tem como origem ao ketsiap chinês, um molho picante que acompanhava o peixe e a carne mas que não incluía o tomate entre seus ingredientes.
Os ingleses o importaram do arquipélago malaio no século XVIII. O ketchup moderno foi idealizado pelo norte-americano Henry J. Heinz, quem em 1876 acrescentou o tomate no molho. A verdade é que não foi o inventor, só teve a idéia de incluir molho de tomate à fórmula. Heinz comercializou pela primeira vez o ketchup em 1876.
A empresa se denominou Heinz & Nobre, criada com seu amigo L. Clarence Noble. Estes sócios comerciais aproveitaram a importância marítima e comercial que tinha o império inglês por todo o mundo. Foi até 1990 quando Heinz a introduziu nos Estados Unidos, apresentando seu produto ketchup em um primeiro recipiente de plástico reciclável.
De onde vem a palavra ketchup
Existem diversas teorias aproxima da origem da palavra ketchup, mas o certo é que já em 1711 se utilizava o termo na Inglaterra. Segundo o dicionário da Real Academia Espanhola, a palavra provem do chinês “kôechiap”, que significa molho de pescado em escabeche. Outras teorias mencionam que a palavra pode provir de “ke-tsiap”, originária da ilha Amoy perto à China.
Existem algumas outras teorias que coincidem em atribuir a origem na palavra kechap no idioma maya yucateco. No final do século XVII o nome ketchup e amostras do produto chegaram na Inglaterra, onde apareceu publicado na imprensa pela primeira vez no ano 1690 como catchup e após um século, em 1711, começou a utilizar-se o conceito ketchup.
O principal conteúdo do ketchup é o tomate, assim como azeite, vinagre, sal, ervas aromáticas e especiarias.