O que são as gorduras vegetais
As gorduras trans também chamadas gorduras vegetais, (poliinsaturadas) que por um processo industrial, chamado hidrogenação, ficam sólidas, a temperatura ambiente, proporcionando aos nossos alimentos uma maior rigidez e uma plasticidade adequada, já que naturalmente não existe nenhuma fonte de origem vegetal sólida a temperatura ambiente. Através deste tipo de processos obtém-se por exemplo as margarinas.
Em nosso organismo os alimentos que contém este tipo de gorduras, se comportam de maneira similar às gorduras saturadas que são nocivas para a saúde. No entanto estudos comprovam que as gorduras trans são ainda mais prejudiciais, já que aumentam significativamente a pressão cardiovascular devido ao aumento do colesterol LDL -mau- e uma diminuição do colesterol -bom- HDL. favorecendo assim com os anos a formação da placa ateroma, provocando a conhecida arteroesclerose.
Por todas estas razões é conveniente aprender a substituir as fontes de gorduras trans por outras menos prejudiciais, saber onde se encontram e como diminuir seu consumo.
Para isto consulte um profissional, que indique de acordo com os estudos realizados, e a quantidade de colesterol, LDL , HDL e colesterol total, de que maneira devemos as consumir, ou definitivamente as deixar de lado por completo em nossa alimentação.
Estão presentes em margarinas, pães, enlatados, maioneses, salgados fritos, frituras, pizzas, etc. Consumi-las depende de nós já que são menos convenientes para o desenvolvimento de uma vida saudável. Não esqueçamos de ler cada vez que adquirimos um produto as etiquetas nutricionais, desta maneira saberemos o que estamos consumindo e se realmente nos convém ou não.