O que é o efeito placebo
Está tudo na sua mente. Com ele você pode obter quase tudo o que você propõe. E quando você adoecer é ela que detém a chave para a cura. Ou pelo menos, uma parte importante da responsabilidade que tem em mente que, como podemos ver. Mas tudo isto, o que é o efeito placebo?, Que ele tem a ver com a mente?
Em resumo, podemos definir o efeito placebo como um fenômeno pelo qual um paciente toma um medicamento “sem melhoria na sua doença, ou mesmo vir a curar. Isto significa que quando você toma uma substância placebo, que não tem nada e é inofensivo, melhorias em sua alegada doença.
Com isto evidencia a importância da mente. É a mente que desempenha um papel fundamental de qualquer doença. De fato, há especialistas que dizem que quando uma substância faz com placebo “melhorar” a um paciente, o que está acontecendo é que a substância ativa ou estimula uma parte do cérebro, o que resultaria em processo de melhora sintomática.
O uso mais comum do efeito placebo é em ensaios clínicos. Nestes, é-lhe dada uma droga de “verdade” para um grupo e outro é dado o placebo acima. Depois de comparar os resultados para ver se existem diferenças significativas entre as respostas dos dois grupos para os diferentes tratamentos.
Ou seja, o placebo é biologicamente inativo, mas o fato interessante é que apesar de ser uma substância ineficaz, pode causar efeitos fisiológicos e psicológicos.