O pH da pele
O pH se utiliza na química como medida do grau de acidez ou alcalinidade de um elemento normalmente avaliado no seu estado líquido.
De maneira mas inteligível, definiremos o pH como a medida que determina o grau de acidez ou de basicidade de um produto.
O pH contém um certo potencial de hidrogênio e sua quantidade demonstra se o que ultrapassa no meio que mede são hidrogenados ou hidroxilados.
A pele neste caso contém pH entre 7, marcado como o pH neutro ao nascer e entre 5.5 e 6 na idade adulta. Por exemplo, se um produto contém um pH inferior ao pH neutro, resulta ser um pH neutro ácido, pois predominam os hidrogênios e se o pH é maior é mais alcalino.
Por isso os componentes que se empregam para a higiene, especialmente os saponáceos costumam conter pH de 7.5 a 8, pois a simples aplicação do produto permite que o pH da pele fique a 7 e 7.5. Devido a isto aconselhamos aplicar um produto que contenha um pH de nível mais baixo.
No entanto, se a total da aplicação dos produtos de banho não mantêm um pH exatamente igual que o da pele, não devemos alarmarmos pois depois que um período de tempo o mesmo pH da pele volta a repor-se e manter seu pH constante.
Para concluir mencionaremos que não só a pele contém o valor de pH, também os alimentos que ingerimos dia a dia contém seu próprio valor de pH e outros elementos como o cabelo, as unhas e a boca também contêm seu próprio pH.