O ovo aumenta o colesterol?
Há muitos anos, circula pela sociedade um mito que vem a dizer algo que o ovo aumenta o colesterol, motivo pelo qual se deve diminuir sua ingestão de maneira considerável.
Este mito não levava em conta, por exemplo, os diferentes benefícios da clara de ovo, a qual pode ser ideal em qualquer idade e praticamente em qualquer momento.
Em qualquer caso, desde que este mito surgisse foi feito diferentes estudos s que trataram de descobrir que havia de certo nisso. Graças aos quais se comprovou que o que incide de maneira negativa sobre o colesterol sanguíneo é a relação entre o consumo de gorduras saturadas sobre as insaturadas, e não propriamente o colesterol da dieta.
O ovo pode aumentar o colesterol?
Neste sentido, são as gorduras saturadas as que vêm a determinar o aumento de colesterol no sangue, e não precisamente o próprio colesterol da dieta.
Não é em vão, se demonstrou inclusive que consumir um ovo por dia não tem nenhum efeito sobre o colesterol sanguíneo, sempre e quando se siga depois uma alimentação saudável.
Por exemplo, desde o ano 2000, a AHA (American Heart Association) fala do consumo de um ovo por dia na alimentação para a população saudável.