O mal de Alzheimer
O Alzheimer é uma doença degenerativa que é classificada como progressiva e irreversível. Os primeiros sintomas são a perda momentânea da memória, desorientação em tempo e espaço e diminuição das funções intelectuais. A doença de Alzheimer leva a pessoa não reconhecer seus parentes e inclusive a ele mesmo.
A origem do mal de Alzheimer é indeterminada. Daí que seja muito difícil o erradicar. Os médicos recomendam comer alimentos antioxidantes como a fruta ou os vegetais, além de nozes, e peixes. É importante manter-se ativo mentalmente: fazer exercícios de memória, palavras cruzadas, sudoku, ler habitualmente, fazer exercício e estudar algum idioma. Está totalmente desaconselhável o consumo de fumo, álcool e drogas..
O mal de Alzheimer afeta a pessoas maiores de 65 anos, ainda que seus primeiros sintomas aparecem com 40 ou 50 anos. Em um princípio, o doente tem perdas de memória momentâneas, isto é, não sabe a onde se dirige, não recorda o caminho que deve seguir um lugar habitual ou confunde a noite e o dia. A deterioração da memória é gradual, mas vai unido com mudanças no estado de ânimo e sintomas de cansaço. Posteriormente, o doente de Alzheimer começa a ter dificuldades para expressar-se ou vestir-se sozinho. Os sintomas podem agravar-se até chegar a não reconhecer a seus parentes, perguntar por pessoas já falecidas ou inclusive ignorar quem é ou têm sido.