Nossa língua pode dar sinais do resto do corpo
Diz-se que os olhos são as janelas da alma, mas é a língua que é a porta que mostra o estado de nossa saúde em geral. Mudanças em sua cor ou sua textura podem advertir-nos que há algo que não está bem com nosso corpo. Recomenda-se revisá-la uma vez à semana e olhar alguns dos sinais que serão citados a seguir.
Se nossa língua estiver com uma cor pálida pode significar uma deficiência de ferro ou anemia, que afeta uma a cada cinco mulheres. Sem ferro suficiente, que ajuda a produzir energia e manter em boa condição nosso sistema imunológico, nosso corpo não pode produzir a hemoglobina que é o pigmento vermelho nas células sanguíneas e que dá a nossa língua sua cor avermelhada. Para melhorar a falta de ferro recomenda-se comer muitos vegetais de folhas verdes, carnes, comida de mar e feijão. E se suspeita que tem anemia, recomenda-se visitar um médico.
Se nossa saliva é espessa, pode-se ter xerostomia que não é outra coisa a não ser boca seca. Pode ser produzida por alguns medicamentos como para as alergias, as dores e para o resfriado, que mudam a quantidade de água que sai e entra em nossas células. Se esta condição for deixada sem tratar pode produzir cáries, doenças nas glândulas e infecções na boca. Se isto persiste recomenda-se visitar um médico e comentar a situação e o que poderiam a causar, bem como beber muita água, usar goma de mascar sem açúcar e escovar os dentes com creme dental para crianças, que tem menos ingredientes que nos secam a boca.
Se nossas glândulas bucais estiverem com uma cor vermelha brilhante, inflamadas ou com pequenos abscessos, podem indicar uma doença nesta parte da boca. Recomenda-se olhar se sai sangue ou pus de nossas glândulas em especial ao escovarmos, porque poderiam indicar uma infecção bacteriana. A doença das glândulas também pode indicar algo mais sério como a diabetes. Recomenda-se utilizar cremes dentais com triclosan, que age contra as bactérias e visitar o dentista duas vezes ao ano para que realize uma limpeza.