Necessidades nutricionais na gravidez
Seguramente que em muitas ocasiões você ouviu isso que “durante a gravidez se deve comer por dois”. Isto não significa que se deva comer necessariamente o dobro, mas as necessidades nutricionais durante a gravidez são maiores.
Isto é assim porque, durante esta etapa, aumentam as necessidades de energia, motivo pelo qual se aconselha um aumento algo gradual desde o quarto mês de gravidez, que vá de aproximadamente 340 kcal/dia até alcançar as 450 kcal/dia no final da gravidez. Sempre e quando a mulher ao início da gestação tenha um peso adequado.
As necessidades nutricionais também derivam no aumento do consumo de alguns minerais (como o ferro, iodo, cálcio e fósforo), proteínas e ácido fólico.
Como deve ser a dieta e quais são as necessidades nutricionais na gravidez?
*Lácteos
São uma fonte importante de proteínas de alta qualidade, além de cálcio e fósforo, vitamina D, vitamina A e vitamina B2. Os especialistas recomendam tomar entre três quartos e um litro de leite por dia, que vêm a ser uns três ou quatro copos.
Ou, seu equivalente em produtos lácteos, mas baixos em gordura (coalhada, queijo, iogurtes).
*Pescados, carnes, ovos e derivados
Da mesma forma que os lácteos, contribuem proteínas de alta qualidade, ao mesmo tempo que ferro de fácil absorção e vitamina B12, uns nutrientes cujas necessidades aumentam especialmente nos últimos meses da gravidez.
Destacam por exemplo o peixe um mínimo de quatro ou cinco vezes por semana; as carnes magras (como o frango) três ou quatro vezes por semana; e entre dois e três ovos por semana.
*Legumes
São ricas em proteínas vegetais, fibra, vitaminas, minerais e açúcares complexos.
Os nutricionistas recomendam comer aproximadamente duas vezes por semana.
*Frutas
Da mesma forma que os legumes, contribuem vitaminas, minerais, fibra e açúcares simples. Além disso, se são consumidas cruas contribuem uma excelente quantidade de carotenos e vitamina C.
Se recomenda consumir entre três e quatro peças de fruta por dia.
*Hortaliças e verduras
Nos contribuem geralmente sais minerais, vitaminas e fibra, ajudando no trânsito intestinal.
*Azeites e gorduras
Contribuem geralmente ácidos graxos essenciais e vitaminas lipossolúveis.
*Líquidos
Como sabemos se recomenda beber entre seis e oito copos de água por dia.