Melancia: Poucas calorias e muita saúde
A melancia veio da África tropical e começou cultivar se aos redores do rio Nilo. Os europeus a expandiram para a América desde onde tem vem se espalhando ao longo de todo mundo. É a fruta típica do verão. É refrescante, doce, saborosa e além de tudo saudável. Contém muito poucas calorias (20 calorias a cada 100 gramas) devidas fundamentalmente aos 93% aproximadamente que é água.
Mas a melancia não só é saudável por ter poucas calorias. Rica em potássio e magnésio e vitaminas A, B1 e C, ingeri-la tem muitos benefícios para a saúde. Ajuda à atividade muscular e é também antioxidante. É hidratante e tira a sede. É diurética e ligeiramente laxante, ajudando a depurar o organismo. Parece pouco, mas a melancia cria sensação de saciedade e reforça o sistema imunológico. Comprovou-se também que mastigar suas sementes ajuda à próstata.
A melancia pode comer-se de muitas formas. Tanto ao final da comida como sobremesa, nos cafés da manhã ou merenda, sozinha ou inclusive em saladas. É ideal para as crianças, pois poderão tomar seu suco facilmente. A melancia aparece também em muitas dietas de emagrecimento graças a suas baixas calorias e a sua grande propriedade diurética e desintoxicante.