Insônia infantil
Um problema ainda maior do que em adultos é a insônia infantil. As crianças que têm este tipo de problemas noturnos precisam um cuidado especial e muito mais atenção que um adulto.
É possível que os pais não fechem os olhos a noite toda pela preocupação que seu filho não dorme. Toda precaução que se tome é pouca para combater a insônia infantil.
Em primeiro lugar, deve proteger a segurança da criança. Deve fechar as portas, janelas, proteger as quinas e objetos pontudos com almofadas ou espuma, para evitar que esbarre neles e se machuque. Se tiver escadas, coloque alguma proteção para não cair.
Em segundo lugar, pode favorecer o sono da criança durante todo o dia para tentar que descanse. Deixe fazer muitas atividades esportivas, que acorde cedo, que tome algum chá relaxante antes de ir à cama ou um copo de leite quente, etc.
A insônia infantil costuma gerar falta de sono nos pais, nervosismo, estresse, ansiedade, sonolência no trabalho e durante o dia, preocupação extrema, falta de concentração, perda de tempo e lazer, falta de sexo com o casal, contrações e dores musculares, tensão, … parece pouco?
A insônia infantil caracteriza-se porque a criança não pode gerar o sono por si mesmo e acorda frequentemente pela noite. O principal problema que apresenta a insônia infantil é que a criança não tem adquirido um bom hábito para se dormir; na maioria dos casos muita parte de culpa são os pais, que não sabem o que deve seguir para se dormir.
É importante acostumar a criança desde pequena a dormir só e a que siga normas antes dormir, para criar um bom hábito noturno e assim evitar, entre outros transtornos do sono, a insônia infantil.