História e origens da ioga
Muito importantes são os benefícios da ioga para a saúde daquelas pessoas que tendem a praticar esta técnica milenar com certa regularidade, de maneira habitual e, por que não?, Praticamente a cada dia.
Não é em vão, em várias ocasiões te falamos sobre a ioga, conhecendo –por exemplo- como preparar-se para fazer os exercícios de yoga, ou que tende a ser uma prática muito beneficente contra a osteoporose (para prevenir sua aparição e tratar de combater seus sintomas).
Mas, quais são as origens da ioga? Por Que é uma das terapias naturais mais conhecidas pelos ocidentais?.
Origens da ioga
A falta de outros dados que possam localizá-lo em épocas mais ainda anteriores, as origens da Ioga se remontam à prova arqueológica mais antiga achada até estes precisos momentos, a qual data aproximadamente do ano 3000 a.C.
Trata-se mais concretamente de selos de pedras com figuras de posições pertencentes às civilizações dos Vales do Indo e de Saraswati.
Por colocar só um exemplo, já na antiga escritura hindu há referência à prática da Ioga, a qual –seja dito de passagem- tem sua origem nos Proibições, textos sagrados que provêm originalmente do sânscrito.
Em Ocidente a parte mais conhecida das Proibições são os Upanisads, que são poemas e tratados místicos e filosóficos que exploram a natureza da alma humana.
No entanto, pouco a pouco se foi conhecendo sua técnica por todo Oriente, chegando na Europa há alguns séculos. Na atualidade conta com uma grande popularidade.