Erva-mate: benefícios e propriedades para a saúde
A denominada como Erva-mate vem a ser uma árvore nativa da floresta subtropical da América Do Sul, que costuma crescer principalmente nas beiras dos rios o Paraná, Paraguai e Uruguai.
Pertence à família das aquifoliáceas, e os primitivos habitantes destas zonas (os guaranis), utilizaram as folhas da erva-mate devido a suas importantíssimas propriedades alimentícias, medicinais e curativas.
E, precisamente por esta questão, ainda é muito consumida em alguns países sul-americanos, especialmente pelas suas propriedades e benefícios.
Benefícios e propriedades da erva-mate
Nos princípios ativos desta planta, podemos encontrar às folhas, que lhe conferem propriedades nutritivas, alimentícias e terapêuticas que não dependem única e exclusivamente de um princípio ativo, mas de toda a erva-mate em si.
Entre outras questões, se pode dizer que a erva-mate contém polifenóis que atuam como antioxidantes, e inclusive se revelou como um antioxidante muito mais potente que a vitamina C.
Por isso a erva-mate ajuda a deter o envelhecimento celular e a prevenir o crescimento de células cancerígenas, e inibe a oxidação das lipoproteínas de baixa intensidade.
Pode ser utilizada como tônico sendo muito estimulante e inclusive como um remédio anti-fadiga e energizante natural, como preventivo das cáries dentais, ou como coadjuvante a tratamentos para combater o sobrepeso e a obesidade.
Além disso, as saponinas que encontramos no chá de Erva-mate ajudam a diminuir a taxa de colesterol alto, reduzindo como indicamos a quantidade de lipoproteínas de baixa densidade no sangue.