Doença celíaca: a vida de uma pessoa sem glúten
Descobrindo que a intolerância alimentar em si vem a ser a reação adversa que se dá ao comer um alimento ou um determinado grupo de alimentos a que somos alérgicos (seja ao próprio alimento ou a algum ingrediente que contenha).
Conhecemos além disso que duas das intolerâncias alimentares mais comuns são a intolerância à lactose e a intolerância ao glúten (celíaca).
O que é a doença celíaca?
A doença celíaca vem a ser uma doença intestinal, a qual afeta indivíduos geneticamente predispostos, quando ingerem alimentos que contém glúten, uma proteína que forma parte da farinha dos cereais, como podem ser a cevada, o trigo, a aveia e o centeio.
Nestes casos, o contato do glúten com a mucosa intestinal produz uma série de reações inflamatórias de base imunológica, podendo chegar a produzir inclusive danos graves em nível do intestino delgado.
O intestino delgado é um órgão fundamentalmente importante, já que se encarrega da absorção de nutrientes procedentes do que comemos a cada dia, podendo gerar estados de carência diversos, e inclusive um amplo leque de sintomas.
Como saber se sou alérgico ao glúten?
A doença celíaca pode manifestar-se à segunda metade do primeiro ano de vida, que é o momento ideal quando se incluem na dieta infantil os alimentos que contém trigo.
No entanto, na maioria dos casos a doença celíaca permanece sem diagnosticar, ou não é detectado até idades certamente avançadas, já que em muitos momentos pode cursar como uma doença assintomática.