Dieta para abaixar o colesterol
Em anteriores ocasiões nos ocupamos de muitas questões relacionadas com o colesterol alto, um problema de saúde que pode ser evitado com uma dieta saudável e com uma nutrição certamente correta.
Não é em vão, já soubemos que alimentos ajudam a abaixar o colesterol, destacando, por exemplo, o azeite de oliva, os cereais integrais.
Mas existe uma série de conselhos nutricionais básicos que precisamente ajudam a abaixar o colesterol. Por este motivo, é vital seguir a cada dia uma dieta para abaixar o colesterol, já que são passos simples que podem ajudar nesta tarefa.
Dieta ideal para abaixar o colesterol (conselhos nutricionais)
Dentro de uma dieta para abaixar o colesterol, as gorduras não devem superar 30% do total de calorias diárias, já que para poder descê-lo corretamente, é algo mais que recomendável eliminar muitos dos alimentos gordurosos que tendíamos a consumir até estes momentos.
Uma idéia saudável muito recomendável é a de optar por gorduras poli insaturadas, já que ajudam a reduzir o colesterol total. Enquanto que as gorduras monoinsaturadas ajudam a aumentar o bom colesterol. As primeiras as podemos encontrar no peixe e no azeite de sementes, enquanto o segundo tipo de gorduras geralmente no azeite de oliva.
Trata de evitar as gorduras saturadas (especialmente as gorduras trans), já que favorecem que o colesterol se deposite em nossas arteriais. Geralmente, as encontramos nos embutidos, manteiga, carnes, azeites de palma e coco, e os lácteos; sem contar os doces ou a confeitaria industrial.
Uma opção ideal seria a de aumentar o consumo de proteínas vegetais como a soja, e tomar muita mais fibra, já que diminui a absorção de gordura intestinal.
Além disso, se deve saber que os antioxidantes (como é o caso da vitamina E, vitamina C, os betacarotenos ou o selênio), evitam a oxidação do colesterol ruim.