Dieta do astronauta: cuidado com a denominada como dieta do astronauta
Se chama a dieta do astronauta, e mesmo que em certo sentido vinga a ser uma dieta com um controvertido nome, se caracteriza porque é muito baixa em calorias, cujos alimentos principais são as proteínas de origem animal e uma pequena parte de vegetais.
A escolha de seu nome não se deve a uma casualidade, já que leva esta denominação pela sua similitude com algumas dietas que lhes prescrevem aos astronautas e aos pilotos quando necessitam perder peso em um período relativamente curto de tempo.
Segundo estimam os especialistas em nutrição, a duração estabelecida para a realização desta dieta é de três dias, nos quais se consegue uma perda de peso de uns aproximadamente três quilos (um quilo de peso por dia).
Mas, Trata-se de uma alternativa saudável para emagrecer e perder peso? É seguro seguir este tipo de dietas? Te o explicamos tudo neste artigo.
A dieta do astronauta é perigosa para a saúde?
Tal e como comentamos nas anteriores linhas, a denominada como dieta do astronauta se caracteriza porque elimina totalmente os carboidratos procedentes dos cereais, legumes e frutas (que correspondem ao substrato energético por excelência de nosso organismo).
Desta forma, os alimentos principais desta dieta são as proteínas de origem vegetal, destacando a carne, os ovos e algo de leite, mesmo que uma pequeníssima parte de vegetais.
Inconvenientes principais da dieta do astronauta
É uma dieta muito pobre em nutrientes, já que conta só de 400 ou 500 calorias por dia, não contendo vitaminas e minerais, que são essenciais para o ser humano.
É muito deficitária em fibra dietética, e a dieta vai acompanhada de uma grande perda de água, motivo pelo qual se produz uma rápida redução de peso, mas só de líquidos.
Por tudo isso, é provável que uma vez finalizemos a dieta, recuperemos novamente o líquido perdido, engordando de novo com o mesmo peso que tínhamos antes. Enquanto que, em outros casos, se poderiam ganhar alguns quilos há mais.