Coração saudável: exercícios recomendados
A maioria das pessoas em nossa sociedade costuma levar uma vida sedentária que não exercita nada o coração, mais bem todo o contrário, o estressa. O ritmo de vida que levamos pode submeter ao coração a uma situação de stress e ansiedade que pode derivar em último extremo em uma doença coronária. Realizar uns simples exercícios para exercitar o coração deveria ser tão importante para as pessoas de risco como tomar as medicinas prescritas pelo médico.
Como qualquer músculo, a atividade e o exercício podem o manter em forma. O mais recomendável é fazê-lo de maneira moderada umas duas ou três vezes por semana.
O exercício bem realizado reduz a pressão arterial, ajuda a controlar o colesterol e reduz o risco de sofrer uma cardiopatia coronária. Se de passagem perdemos peso, melhor, isto também pode ajudar em nosso propósito.
Os exercícios mais recomendados são:
Caminhar a passo normal ou ligeiro
Subir escadas
Dança de salão
Realizar tarefas domésticas a bom ritmo
Andar de bicicleta
É recomendável na hora de fazer os exercícios que se prepare um pouco antes, que realize alguns alongamento e que comece devagar para ir esquentando pouco a pouco. E de maneira inversa ao final, voltar a esticar e não para a atividade imediatamente, pare progressivamente até que o corpo se vá esfriando.
É muito importante que preste atenção a possíveis dores ou tensões já que nos costumam avisar de que algo não anda bem. Se ao realizar a atividade sente uma incômodo intensa deve parar e consultar ao médico para evitar uma possível lesão. Do mesmo modo, se tiver suor frio ou asfixia-se de maneira anormal também deve deter o exercício, pois cabe a possibilidade de que nosso coração não o suporte ainda.
Para terminar, fazer questão de que há realizar estes exercícios com freqüência, não deve ser uma atividade isolada senão se converter em uma rotina. Além disso, o ideal, é praticar mais de um, sempre que respeitemos as recomendações e vigiemos a resposta de nosso coração.