Combater a sinusite
A sinusite é a inflamação das membranas que cobrem os ossos dos seios paranasais. Costuma-se confundir com resfriado ou gripe.
Há sinusite aguda e crônica, ambas se manifestam geralmente quando ocorre mudanças de clima severos, presença de pó ou terra, um ambiente seco e quente, bem como pela carência de nutrientes que ajudem às defesas do organismo. Os sintomas mais comuns são o nariz tampado, dor de nariz e rosto, dor de dentes e algumas vezes presença de febre.
Um dos remédios mais conhecidos para combater os sintomas tanto de renites como de sinusites, é misturar duas colheres de água, três gotas de azeite de oliva e três de azeite essencial de lavanda, pôr no fogo, ferver e deixar repousar até que esfrie. A mistura obtida aplica-se duas ou três vezes gotas na cada fossa nasal, duas ou três vezes ao dia.
Outro remédio consiste em aplicar duas ou três gotas de água marinha na cada fossa nasal, três vezes ao dia; em caso de não ter água de mar, o melhor é ferver um copo de água com uma colher de sal marinho. A solução fria é a que se aplica para combater a sinusite.
Também ajuda a tirar o mal-estar fazer inalações de vapor de água a cada hora por cinco minutos. Para melhores resultados, fazer as vaporizações com uma infusão de verbena ou tomilho. aconselha-se comer muito alho, incluindo nas comidas.
A cenoura crua ou o suco da cenoura reforçam as defesas das mucosas por seu alto conteúdo em Betacaroteno. As compressas de verbena aplicadas sobre os seios paranasais ajudam a descongestionar as vias respiratórias superiores.