Chocolate e colesterol
Relação entre o chocolate e o colesterol alto
Entre outros aspectos, podemos indicar que, no que se refere aos diferentes valores nutricionais do chocolate, proporciona aproximadamente 532 calorias por cada 100 gramas, e mais de 35% de gorduras.
Aproximadamente um terço da gordura do chocolate é ácido esteárico, que possui um efeito que pode ser neutro ou certamente favorável no regulamento dos níveis de colesterol no sangue.
Outro terço da gordura que contém o chocolate consiste no mesmo ácido que encontramos no azeite de oliva, o ácido oléico monoinsaturado, o qual, como sabemos, reduz os níveis de colesterol total e colesterol mau (LDL).
Segundo recentes estudos, se demonstrou que o cacau pode ajudar inclusive a reduzir o colesterol LDL ao evitar a oxidação, e inclusive a diminuir o risco de trombos, e prevenir a formação de plaquetas e, portanto, a aparição de arteriosclerose.
Dados a levar em conta sobre o chocolate
Se deve saber que não vale para qualquer chocolate, já que é melhor opção a tomar é por aquele que tenha um alto teor em cacau (mais de 70%), já que desta maneira se conseguem aproveitar todos seus benefícios e propriedades do chocolate. Por isso deve moderar seu consumo.