Carnes vermelhas ou brancas
A carne é um alimento essencial e necessário, ainda que às vezes surge a dúvida de se comer carnes vermelhas ou brancas. O que podemos dizer é que pode comer de todo, mas em sua justa medida, evidentemente.
O truque para levar uma dieta saudável é comer de todo e em sua justa medida. Por tanto, a carne é necessária, já que contribui com proteínas e uma série de nutrientes que nosso organismo precisa para funcionar; recomenda-se comer carne quatro vezes por semana. O que não se pode nem se deve fazer são abusar da carne. Mas, que tipo de carne é melhor?.
Na teoria, as carnes vermelhas e as carnes brancas não se diferenciam em muito, tendo em conta a composição de proteínas, vitaminas e minerais que têm. Mas há que ter em conta é a frequência com a que devemos comer ambos os tipos de carne.
A cor da carne depende da mioglobina que contenha, isto é, uma espécie de proteína que se encontra no músculo. Por tanto, a carne vermelha apresenta uma concentração maior deste pigmento (isto é, de mioglobina), o que supõe que seja um tipo de carne com uma percentagem maior de ferro em sua composição. Este ferro é absorvido com maior facilidade pelo organismo.
Agora bem, a carne vermelha tem mais colesterol e mais concentração de gorduras saturadas, pelo que contribuirá mais quilocalorias a nosso organismo; além disso, a carne vermelha aumenta o ácido úrico. Por tudo isto devemos moderar o consumo de carne vermelha. Entre a carne vermelha encontra-se a carne de boi ou cordeiro. Por sua vez, entre a carne branca temos carne de peru ou frango.
Por tanto, é recomendável o consumo de carne branca de forma mais habitual e deixar a carne vermelha para um consumo ocasional.