Berinjelas, saborosas e nutritivas
A berinjela é uma hortaliça saborosa, com múltiplas formas de preparação e benéfica para nossa saúde, pois possui poucas calorias. As berinjelas podem fazer parte de qualquer dieta de emagrecimento ou de controle de gorduras e para isso se têm de consumir asadas ou cozidas, em forma de creme, sozinhas ou junto a outras verduras, porque quando são fritas, absorvem grande quantidade do óleo da fritura, aumentando assim, de forma considerável, seu valor calórico.
Esta hortaliça conta com um alto valor nutritivo. As berinjelas contêm uma elevada quantidade de água e uma percentagem muito baixa de hidratos de carbono, proteínas e gorduras. Não destacam por seu conteúdo de fibra, exceto pequena quantidade que se encontra na casca e nas sementes.
O mineral majoritário das berinjelas é o potássio, e em menor quantidade contribui com cálcio, magnésio e fósforo. E quanto às vitaminas que contribuem, encontramos pequenas quantidades de Vitamina C, betacaroteno e folatos.
Em geral, as berinjelas mais saborosas são as mais ternas e firmes, de uns 5-8 centímetros de diâmetro, com a casca lisa e brilhante. A cor, que muda segundo a variedade, deverá ser sempre uniforme, sem manchas, rugas nem zonas macias. As maiores e maduras costumam ser fibrosas e amargas.
Para saber se estão bem maduras, se deve realizar uma ligeira pressão com os dedos sobre o borde da hortaliça; se os dedos deixam impressão, as berinjelas estão maduras; se por contra, depois da pressão não ficam marcas, ainda não têm atingido a maturidade ótima.