Benefícios e propriedades dos grãos-de-bico
O grão-de-bico vem a ser uma das variedades mais antigas da família das leguminosas, os quais já eram consumidos no antigo o Egito.
Mas como sempre os grãos-de-bico foram muito conhecidos por seus importantes benefícios e propriedades, ao tratar-se de uma dos legumes mais energéticas.
Isto é assim porque, como veremos, contêm carboidratos de absorção lenta, ao mesmo tempo que muitas vitaminas, minerais e fibra.
Benefícios e propriedades dos grãos-de-bico
Como comentávamos de forma muito resumida em um parágrafo anterior, os benefícios e propriedades dos grãos-de-bico derivam em que estão compostos por carboidratos (amido principalmente). São de absorção lenta, por isso são ideais tanto para aquelas pessoas diabéticas, como para as que necessitam energia extra a longo prazo.
Além disso, contêm proteínas, mesmo que no que se refere aos ácidos graxos, o grão-de-bico se caracteriza pelos ácidos graxos insaturados linoleico e oléico, os quais protegem o organismo do denominado como colesterol alto.
Também contêm uma importante quantidade de fibra, que ajuda a regular o trânsito intestinal e é ideal para aquelas pessoas que sofrem de prisão de ventre.
Possuem por sua vez vitaminas e minerais, entre os que destacam o cálcio, magnésio, ferro, fósforo e potássio, que ajudam a manter os defesas altas de nosso corpo.
Valores nutricionais dos grãos-de-bico
100 gramas de grãos-de-bico contribuem:
#Quilocalorias: 305
#Carboidratos: 48,6
#Proteínas: 20
#Gorduras totais: 3,4
#Fibra: 9,5
#Colesterol (mg): 0
#Vitaminas: (A, retinol: 30 / B1, tiamina: 0,50 / B2, riboflavina: 0,15 / B3, niacina: 1,5 / B6, piridoxina: 0,54 / C: 4).
Minerais: (Sódio: 27 / Potássio: 580 / Cálcio: 110 / Fósforo: 428 / Magnésio: 108 / ferro: 6,5).