Bebidas energeticas
As substâncias e os produtos para estimular o corpo têm sido desde sempre muito consumidos pelo ser humano, em busca de uma melhora física ou mental. Um desses produtos são as bebidas energéticas.
Muitas pessoas tomam este tipo de bebidas sem saber muito bem qual é seu conteúdo e sem saber muito bem que efeitos podem ter. Nos últimos anos falou-se muito a cerca do consumo de bebidas energéticas, chegando inclusive a proibir seu consumo em alguns países, como na França. O problema é que a sociedade não conhece qual é efeito que produz em nosso organismo.
As bebidas energéticas costumam estar compostas principalmente por cafeína e taurina. Em menor medida, tanto o guaraná como diferentes extratos de ervas são utilizados. A cafeína é muito conhecida por todos, por sua propriedade estimulante; aumenta nossa capacidade de concentração e mantém acordado e com maior resistência diante de algum esforço físico. Por sua vez, a taurina está dirigida a reduzir a sensação de fadiga muscular. O guaraná também contém cafeína. Mas por outro lado, os hidratos de carbono também são um componente essencial, que nos contribuem energia. Podemos dizer que estes são os componentes essenciais.
As bebidas energéticas não estão recomendadas para hipertensos, diabéticos, grávidas, pessoas de avançada idade, já que a cafeína eleva o batimento cardíaco e pode produzir problemas cardíacos.
Devemos ter cuidado de não abusar em excesso das bebidas energéticas. Por último, um dado: uma caneca de café contém mais cafeína que estas bebidas energéticas.