• Aliviar a dor nos olhos

    dor nos olhosTrabalhar muitas horas diante do computador, ambientes de escritório fechados, climatização artificial quente ou fria, luzes artificiais… São muitos os fatores que de maneira individual poderiam nos incomodar mas que, além disso, se costumam acumular e nos provocar, entre outras coisas, indisposições e dores nos olhos. A seguir damos umas dicas para aliviá-lo.

    1. Iluminação adequada. É fundamental. Não deve te dar diretamente, nem a luz do Sol nem nenhuma outra. Isso sim, a luz indireta deve ser o suficientemente intensa como pára que não tenha que forçar a vista, sem brilhos e sem cintilação como costuma ocorrer com os tubos fluorescentes. Não deve ter zonas de sombras em nenhum lugar de seu escritório nem deve destacar a luz do monitor acima do resto.

    2. O monitor. Quanto melhor seja, melhor. Mas além de sua qualidade é fundamental a distância à que o situe, que não deve ser inferior aos 45 centímetros.

    3. Descansos periódicos. Isto é o que mais rápido esquecemos. Assim que estamos trabalhando ou imersos em qualquer tarefa não há quem respeite os descansos, mas são básicos. Sair da habitação, tomar ar novo, mudar de luz. Mas se entre tanto, a cada quarto de hora, aproximadamente, convém que retire a vista do monitor e que pisque com força. Mantém os olhos fechados e apertados durante uns segundos e repete a operação várias vezes. Seus olhos vão agradecê-lo.

    4. O umidificador. A cada vez são mais as empresas que se tomam em sério este pequeno investimento, pois o ambiente muito ressecado prejudica aos olhos, a garganta, a pele ou os ouvidos. Realmente funcionam e são baratos, evitam que se ressequem as mucosas e aliviam o cansaço visual.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.