Alimentos yin e alimentos yang
Mesmo que é uma das pautas necessariamente importantes dentro da própria alimentação macrobiótica, existe um consenso destacado no que se refere à possível existência dos alimentos yin e os alimentos yang.
Poderíamos indicar que a dieta macrobiótica não é em si um regime alimentício estrita ou necessariamente vegetariano, já que –sobretudo- não pretende estabelecer umas rígidas regras de conduta alimentícia.
Por esta questão principal, a alimentação macrobiótica tende a dividir em duas principais categorias os diversos alimentos existentes dentro de uma dieta ou alimentação consideradas como normais.
Recebem, como comentamos resumidamente no começo deste artigo, o nome de alimentos yin-yang, que viriam a ser basicamente os alimentos vegetais (yin), e os alimentos animais (yang).
Os alimentos yin (vegetais) e os alimentos yang (animais)
Geralmente, podemos dizer que os alimentos considerados yin são aqueles alimentos que são vegetais, os quais contêm importantes vitaminas e minerais.
Também costumam conter mais potássio, um sabor algo mais ácido, amargo, doce ou aromático, e um maior grau de acidez.
No entanto, os alimentos considerados yang são aqueles que são preferentemente animais, que contêm mais sódio, um sabor pouco doce ou picante, ou um alto grau de alcalinidade.
Levando em conta estas definições básicas, o melhor é elaborar comidas equilibradas, que combinem diversos ingredientes aproveitando seus benefícios.
Além disso, os especialistas recomendam consumir alimentos yang em estações e regiões quentes, e consumir alimentos ying nas estações e regiões frias.