Alimentos Prebióticos e Probióticos
Alimentos prebióticos e probióticos são duas etiquetas que qualificam muitos produtos que a gente consome em massa sem saber realmente nem seu significado. Afiadas estratégias de marketing converteram-nos em uma verdadeira moda que merece ser suspensa. Conheça um pouco mais afundo.
Probiótico é um termo que faz referência àqueles microorganismos vivos que se ingerem como suplemento alimentício e que têm efeitos positivos ao atuar sobre a flora bacteriana do intestino. Podemos encontrar em yogurt e outros lacticínios.
Prebiótico por sua vez, designa ingredientes alimentícios não digeríveis, com a propriedade potencial de melhorar a saúde ao promover o crescimento seletivo de bactérias intestinais benéficas. Em princípio, a inclusão é que poderiam ajudar a melhorar não só nosso trânsito intestinal mais também poderia contribuir a prevenir doenças como a diarréia ou os gases e a reduzir as possibilidades de sofrer doenças cardiovasculares ou diabetes.
No entanto, e apesar de que a cada vez são maiores as evidências científicas sobre a efetividade dos produtos prebióticos e probióticos, que sejam necessários ainda está por discutir. O verdadeiro é que os resultados na cada pessoa são ainda desigual, e só seu uso constante e prolongado poderia nos dar alguma mostra evidente de seu beneficio. Seu elevado custo incrementa muito o preço total da compra.