Alimentos com serotonina
Um dos mais conhecidos alimentos com serotonina é o chocolate. A medicina está cheia de substâncias que são boas para nosso organismo, e que ainda possa nos surpreender, há alimentos que tem alguma destas substâncias de forma natural. Daremos detalhes sobre os alimentos com serotonina, uma substância vital para nosso estado de ânimo.
Mas não só no humor, que a serotonina é um neurotransmissor que se encontra no sistema nervoso central e que também tem seu fundamento em outros aspectos, como o sono, sexo ou a dor. Há estudos que têm demonstrado que a falta de serotonina produz depressão, por que ter uma relação direta com o estado de ânimo. Além disso, a serotonina pode usar-se como sedante.
Mas estamos com a alimentação, que é fundamental para nos recuperar quando estamos com o ânimo pelo chão. “Os alimentos com serotonina coincidem com os que nos almejamos quando estamos de baixo”, e que pelo geral são os carboidratos. Estes carboidratos são os que nos ligam.
Os alimentos que mantêm altos os níveis de serotonina são o chocolate, a farinha, o pão, a massa ou a arroz. Estes alimentos não deveriam faltar em nenhuma alimentação, salvo dieta estrita, em cujo caso, teria que saber os combinar. Será por isto pelo que as pessoas que fazem dieta, em general, tendem a estar tristes?
Os níveis de serotonina no corpo costumam ir descendo progressivamente ao longo do dia, isso sim, também depende da cada pessoa. Esse declínio faz que precisemos de alimentos com serotonina, para buscar essa “felicidade“, esse bom estado de ânimo. Acho que é um erro eliminar de forma radical os alimentos com serotonina das dietas. Mas claro, há outros fatores que podem influir como o sobrepeso ou a obesidade. Em saúde, tudo é bastante complicado, já que o que é bom por um lado, é pior por outro.
A conclusão que podemos sacar disto é que é importante uma boa alimentação para estar de bom humor, e os alimentos com serotonina podem nos ajudar.