Alho: benefícios e propriedades
Não há dúvida que o alho ocupa um lugar verdadeiramente destacado na gastronomia e na cozinha de muitos lares. Não é em vão, ocupava um lugar muito importante na alimentação dos hebreus e dos egípcios.
Por colocar só um exemplo, os egípcios chegaram inclusive a elevá-los à categoria de divindade, especialmente pelos benefícios e propriedades que se lhes atribuía aos mesmos.
Por este motivo, muito se estudou sobre os benefícios para a saúde das pessoas que os consomem, os alhos.
Benefícios e propriedades dos alhos
O alho diminui a agregação plaquetária ao mesmo tempo em que aumenta de forma sensível a atividade fibrinolítica, por isso possui destacadas propriedades antitrombóticas.
Previne igualmente a arteriosclerose e os diferentes acidentes vasculares, dado que possui também uma atividade que reduz o colesterol e redução dos lipídios.
Isto significa que o alho melhora a circulação sanguínea atuando positivamente sobre a hipertensão, além de ser bacteriostático, o que supõe também que é fungicida e um bom desinfetante intestinal.
Igualmente conhecido são suas virtudes para os resfriados e os constipados, sendo ideais como remédios caseiros para a gripe.
Além disso, não devemos esquecer-nos das virtudes que tem o alho contra o colesterol alto.