Alfafa: benefícios e propriedades da alfafa
A alfafa vem a ser uma planta originária da África do Norte e da Ásia. De modo que, por exemplo, os árabes batizaram com o nome de “ao-fac-facah”, que significa “mãe de todos os alimentos”.
Não é em vão, chegavam a utilizar esta planta como protetora do cabelo (cuidar o cabelo no verão), e inclusive para fortalecê-lo.
Mesmo que nas próximas linhas explicaremos alguns dos benefícios e propriedades mais importantes da alfafa, poderíamos indicar desde um primeiro momento que trata-se de um dos alimentos que uma maior concentração natural de minerais.
Isto se deve a sua raiz, a qual é capaz de absorver nutrientes dificilmente acessíveis a maioria das plantas.
Benefícios e propriedades da alfafa
Tradicionalmente se utilizou o exsudato das folhas de alfafa, o qual é rico em proteínas (entre um 40 e 50% aproximadamente), minerais (como o cálcio), oligoelementos (como o ferro, fósforo, selênio, zinco, e cobre), ou aminoácidos.
Por tudo indicado até estes precisos momentos, é um excelente estimulante geral, sendo muito beneficente por sua vez para melhorar os problemas dos cabelos apagados, quebradiços, assim como para as unhas frágeis.
Não podemos esquecer-nos neste ponto de suas vitaminas, já que especialmente inclui a vitamina K, que é muito recomendada em casos de anemia porque é essencial para a síntese dos fatores de coagulação.
Também possui uma ação remineralizante e hormonal, de maneira que a alfafa é igualmente útil tanto na osteoporose como na menopausa.