A osteoporose
Conhece-se por osteoporose o desgaste dos ossos, entendendo-se como a perda de substância óssea, isto é, o grau de mineralização do osso diminui. Por este fato, o córtex ósseo fica mais fino e a estrutura das trabéculas ósseas debilita-se.
Neste caso, produz-se uma alteração nas diversas estruturas dos ossos, que não podem suportar por isso tanto peso, fraturando assim com uma maior facilidade. A coluna vertebral, com o passar dos anos, entorta cada vez mais, o paciente perde tamanho corporal e sofre dores por causa das sobrecargas nos tendões, articulações e nas contrações musculares.
São diversos os fatores que podem participar no aparecimento da osteoporose em si, o principal fator parece ser a falta de exercício físico, chegando a manifestar em pessoas que não fazem muito exercício, permanecem longo tempo sentadas por causa de sua profissão e que, assim mesmo, em seu tempo livre mostram certa passividade.
Contudo, outros fatores de risco podem ser o fumo, consumo excessivo de álcool, que contribua insuficiente com o cálcio através dos alimentos, nível de hormônio sexual baixo, consumo excessivo de café, peso insuficiente, ou um alto conteúdo de fosfatos na comida.
Pode-se evitar o aparecimento em si da osteoporose, desde que se mantenha, por exemplo, uma atividade física considerada como suficiente, se tenha uma alimentação balanceada que forneça a quantidade correta de cálcio ou os níveis de hormônios sexuais sejam suficientemente altos, pois têm geralmente um efeito protetor e de formação dos ossos.