A Arteriosclerose
A arteriosclerose é conhecida como a calcificação das artérias, causada por causa de uma transformação mais ou menos gradual da parede interna das artérias. Os lipídios do sangue, principalmente quando seus níveis são muito altos e diversos componentes são depositados focalmente na parede.
As paredes vão cada vez mais danificando e os copos vão-se estreitando gradualmente, cada vez mais.
Este processo começa tanto na infância como na adolescência, por causa da forma atual de vida, em onde destaca a pobre prática de exercício, o estresse e os hábitos considerados como prejudiciais, e caracterizada assim mesmo pela alimentação excessivamente calórica.
O processo degenerativo que se produz é em momentos totalmente imperceptível até que uma complicação associada à alteração dos copos faz saltar os alarmes.
Os fatores primários de risco são os seguintes: tabagismo, sobrepeso, hipertensão, e falta de exercício.
Os fatores de risco secundários são: o estresse psicossocial, a diabetes e a hiperuricemia.
Neste caso, a prevenção tem uma importância vital para aqueles fatores de risco sobre os que se pode influir diretamente, pois as pessoas têm a possibilidade de poder mudar o situação das coisas.
O exercício físico e o esporte não são capazes de sozinhos de combater todos os fatores de risco, uma mudança na forma de vida e uma futura modificação ajudarão muito.