O que causa a febre?
A temperatura interior de nosso organismo, em condições geralmente normais, é de aproximadamente 37ºC. Acima desta número, pode considerar-se que a temperatura normal do corpo se elevou.
Neste sentido, a febre é uma resposta natural que tem nosso organismo de defender-se de agentes tanto externos (bactérias, fungos, vírus…), como externos.
Por este motivo, é útil e adequado conhecer os diferentes sintomas da febre. E é que longe que a febre alta possa ser considerada como um problema, não devemos esquecer-nos que trata-se de uma resposta natural, que não deve alarmar, mas que sim devemos vigiar sua evolução.
Mas,o que causa a febre? Quais são as principais causas da febre?.
Causas da febre
Nosso centro termorregulador tende a alterar-se e a elevar a temperatura principalmente pela ação de agentes externos, como é o caso de vírus, bactérias, fungos, ou alguns fármacos que podem causar a elevação da temperatura corporal.
Desde um ponto de vista interno, as principais causas internas que podem causar o aumento da temperatura passa por reações imunológicas, polipeptídeos de tumores, produtos químicos e hormônios interno (especialmente a progesterona), ou fragmentos de proteínas derivadas de inflamação ou células mortas.
Todas estas causas da febre principais provocam que o sistema defensivo do corpo humano liberar um pirogênio indógenos chamadas citocinas, que causam o aumento da temperatura em função externa ou interna.