Frutose: benefícios, efeitos na saúde e valores nutricionais
A frutose vem a ser um açúcar que encontramos freqüentemente na natureza, principalmente no mel (benefícios do mel) e nas frutas doces.
Não é em vão, há muitíssimos anos foi já muito consumida por parte de muitíssimas pessoas, principalmente porque além de encontrá-la na natureza em si, a indústria dietética achou nela uma autêntica aliada para a elaboração de uma grande variedade de produtos.
Uma das principais vantagens da frutose é porque tem um poder adoçante bastante similar ao da sacarose (açúcar comum), mas com uma particularidade muito especial: contém a metade das calorias.
Valores nutricionais da frutose
Na hora de compreender os valores nutricionais da frutose, talvez possa ser útil um simples exemplo: habitualmente, para adoçar –por exemplo- uma xícara de café se costumam utilizar duas colherzinhas de açúcar comum, o que habitualmente costumam ser aproximadamente 10 ou 15 gramas.
Isto significa que teremos um aporte de aproximadamente 40 calorias aproximadamente. Mas, no entanto, para poder obter o mesmo poder adoçante, só utilizaremos 1 colherzinha de frutose.
O que se traduz em 5 gramas de açúcar, e em aproximadamente 20 calorias.
Benefícios da frutose para a saúde
*É um adoçante natural.
*Ao contribuir um menor número de calorias, resulta útil para dietas de emagrecimento.
*É melhor tolerada por pessoas diabéticas.
*Contribui uma série de vantagens aos esportistas.
Se deve levar em conta que abusar dela pode provocar obesidade.