Nutrição e dieta para o estudante
Quando estudamos, existe uma série de requerimentos básicos de nosso organismo que devem ser cobertos, motivo pelo qual seguir uma alimentação saudável é fundamental durante os anos de estudo, especialmente quando nos estamos preparando para um exame.
Tal e como comentávamos anteriormente em um artigo no qual nos falávamos das vitaminas e minerais melhoram a concentração, seguir uma nutrição adequada permite manter a integridade funcional e estrutural de nossos neurônios.
É que ao comer, contribuímos glicose a nosso organismo, a qual se obtém através de uma adequada contribuição de carboidratos e depois pode ser utilizada pelos neurônios.
Por este motivo, se deve vigiar que a alimentação seja adequada. Te propomos a continuação como deve ser a nutrição para o estudante.
Requerimentos a levar em conta na nutrição do estudante
*Se devem consumir alimentos ricos em vitaminas (especialmente vitamina E, vitamina B1, B3 e B12), assim como em minerais (como o magnésio, o ferro e o zinco), nutrientes que encontramos nos cereais inteiros e integrais, legumes, vegetais de folha verde, lácteos, pescado, carne, ovo, etc.
*Realizar um café da manhã completo, já que desta maneira nosso cérebro poderá receber a glicose necessária para seu correto funcionamento ao longo do dia (especialmente pela manhã, que geralmente costumam ser as horas de estudo).
*Distribuir a alimentação realizando 4 a 6 comidas. Desta forma contribuímos ao cérebro regularmente glicose.
*Dormir a quantidade de horas necessárias é vital para poder render adequadamente.
*Realizar atividade física, e trata sempre de manter-te ativo/a, saindo do sedentarismo.