Dieta mediterrânea: como é a dieta mediterrânea?
A dieta mediterrânea vem a ser a dieta própria dos países banhados pelo mar Mediterrâneo, entre os que principalmente destacam –por exemplo- a Espanha, a Itália ou a Grécia.
Não é em vão, muitos estudos se realizaram sobre esta dieta, já que –precisamente- muitos são os benefícios e as propriedades da dieta mediterrânea.
Isto é assim porque não só trata-se de uma dieta extremamente (boa para o coração e as artérias), mas os alimentos principais da mesma estão cheios de antioxidantes, além de vitaminas e flavonóides.
Os alimentos de uma dieta mediterrânea
A dieta mediterrânea se caracteriza porque conta com uma série de alimentos que destacam pelas suas virtudes e benefícios para a saúde, ao ser extremamente saudáveis para o organismo.
Entre esses alimentos mais destacados, podemos encontrar:
*Verduras e hortaliças
Têm poucas calorias e são muito ricas em fibra. Não é em vão, são imprescindíveis para o equilíbrio tanto vitamínico como mineral.
*Frutas
Que séria uma dieta equilibrada e saudável sem frutas?. Como já vimos no artigo no qual falávamos dos benefícios das frutas, são ricas em vitaminas, minerais e fibra, junto de muitos antioxidantes naturais.
*Pescado
É uma importante fonte de proteínas, assim como uma alta qualidade biológica. São ricos em omega-3 e omega-6, além disso que em vitaminas A e D.
*Gordura
Principalmente se utiliza o azeite de oliva, que destaca pelo seu aporte em vitamina E e gorduras monoinsaturadas.
*Legumes
Da mesma forma que as frutas, hortaliças e verduras, são ricas em fibra.