As barras energéticas e a saúde
São denominadas como barrinhas energéticas, e podem ser adquiridas cada vez em mais lugares.
Atualmente existem uma grande variedade de barras para todos os gostos e sabores: com frutos secos ou sem eles, com cereais ou não, e inclusive com sabores a chocolate, laranja, iogurte, abacaxi, limão…
Mas as barras energéticas são realmente saudável e boa para a saúde? Para que pessoas exatamente estão recomendadas? Quantas poderiam comer por dia? Revelamos estes e outros segredos em um útil e interessante artigo.
Valores nutricionais e benefícios das barras energéticas
As barras energéticas vêm a ser um alimentos que não devem ser confundidos com as já igualmente típicas barras de frutos secos ou de cereais.
Tendem a ser ricas em carboidratos(não em vão, têm entre 65 e 80% do próprio produto em si), e possuem um alto conteúdo em proteínas (entre um 5 e 15%), e oferecem além disso um bom aporte de calorias (entre 300 e 500 calorias dependendo do tipo de barra energética que se escolha).
Costumam também estar enriquecidas com vitaminas e minerais, destacando –por exemplo- a vitamina C, E e vitaminas do grupo B, além de fósforo, magnésio, zinco e ácido fólico.
Se tratam daquelas vitaminas e minerais que intervêm nos processos de obtenção de energia e no próprio aproveitamento de nutrientes.
Além disso são baixas em gordura, e são muito digestível, por isso seu consumo não dá sensação de peso.
Para que pessoas estão indicadas as barras energéticas?
Dado seu alto conteúdo em carboidratos, proteínas e calorias, e ao estar além disso enriquecidas em vitaminas e minerais, trata-se de um produto pensado para todas aquelas pessoas que praticam esporte.
Isto significa que ajudam durante o exercício a energia aumente (sendo ideais em esportes de resistência), e também ajudam o organismo se recuperar depois de praticar esporte.
Além disso, na atualidade podem encontrar-se barras energéticas especialmente elaboradas para antes, durante e depois do exercício, dependendo de sua composição.