PROGRAMA BNDES PROCAMINHONEIRO
O Programa BNDES Procaminhoneiro foi criado para oferecer auxílio financeiro através de instituições financeiras habilitadas para que caminhoneiros possam adquirir equipamentos essenciais para a realização da sua atividade profissional. Saiba mais sobre o programa e quais os equipamentos que são financiados.
Dentre as condições impostas pelo programa está a de que o equipamento seja de fabricação nacional. Fazem parte da lista de possibilidades de aquisição equipamentos novos, equipamentos usados, sistemas de rastreamento novos e seguro do bem e seguro prestamista.
O programa contempla pessoas físicas que sejam residentes e domiciliadas no país, empresários individuais e microempresas (com receita operacional anual bruta de até R$ 2,4 milhões) que pertençam ao segmento do transporte rodoviário de carga. Podem ainda se beneficiar do programa sociedades de arrendamento mercantil, bancos que ofereça arrendamento mercantil e transportador autônomo.
Uma das principais vantagens que o Programa BNDES Procaminhoneiro oferece é a taxa de juros fixa de 9% com a taxa da instituição financeira credenciada de 3% já inclusa. O limite do valor financiado pelo programa é de até 70%, contudo, esse valor pode ser ampliado para até 90% seguindo algumas regras.
Observe que os prazos de carência e de amortização serão definidos de acordo com a capacidade de pagamento da beneficiária. O prazo máximo é de 8 anos, nesse prazo já está incluso o período de carência de até seis meses.
Para operações de arrendamento mercantil: penhor ao BNDES dos direitos creditórios representados pelo contrato de arrendamento. É importante ressaltar que o financiamento é limitado a uma unidade de cada componente para o transportador autônomo e a três unidades para empresário individual ou microempresa.
A solicitação do Programa BNDES Procaminhoneiro deverá ser feita numa das instituições financeiras habilitadas para tal. É necessário que o proponente leve uma especificação técnica (orçamento) do bem que se deseja financiar. Na agência o solicitante será informado a respeito da documentação necessária. Para saber mais acesse www.bndes.gov.br/apoio/procaminhoneiro