A vitamina B8 ou biotina (vitamina H)
Mesmo que também é chamada como vitamina H, a vitamina B8 ou (biotina) é igualmente importante para a saúde, porque como iremos ver ao longo deste artigo, funciona de maneira que não deixa cair os cabelos, e ajuda a evitar a diabetes tipo II.
A vitamina B8 é uma vitamina hidrossolúvel muito pouco conhecida, sabe-se que uma de suas funções principais exercidas no próprio metabolismo dos aminoácidos, assim como na conservação do bom estado da pele, os nervos, as glândulas sexuais e o cabelo.
Por sorte podemos encontrar biotina em uma grande quantidade de alimentos, motivo pelo qual não é necessário nem imprescindível tomar suplementos vitamínicos ricos desta vitamina.
Não tão distante, aquelas dietas próprias dos vegetarianos, que são baixas em gorduras e em colesterol, são igualmente baixas em biotina, motivo pelo qual as pessoas que seguem este tipo de alimentação poderiam necessitar suplementos.
Isso sim, não devemos esquecer que também este tipo de suplementos podem ser bons para aquelas pessoas que padeçam de transtornos do rim ou tenham dificuldades na absorção intestinal.
Como atua a vitamina B8 no organismo?
Como já comentamos no começo deste artigo, a vitamina B8 intervem por exemplo no crescimento, e na condição fisiológica do tecido nervoso, da pele, do cabelo, das glândulas sebáceas e das células sanguíneas.
É sem nenhuma dúvida essencial no metabolismo das proteínas e dos lipídios, e segundo alguns experts, a biotina além de manter os níveis de açúcar no sangue (glicemia), ajuda a perder peso ao intervir no seu metabolismo.
Alimentos ricos em vitamina B8 ou biotina
Entre os alimentos mais ricos em vitamina B8, nós encontramos na levedura de cerveja (80 mcg por cada 100 gramas), o rim de porco (32), o extrato de levedura (27), o fígado de porco (27), o farelo de trigo (14) e o gérmen de trigo (12).
Também a encontramos em menores quantidades em alimentos tais como o frango (10), o cordeiro (6), o pão integral (6) e o peixe gorduroso (5).