Nutrigenômica: uma dieta baseada em seu genoma
A ciência que estuda o genoma de cada indivíduo para saber quais os alimentos mais adequados às suas características. Desta forma, você cria uma dieta pode prevenir doenças como obesidade, diabetes tipo II ou doença cardiovascular, com base no perfil genético do indivíduo.
Isso em si não é uma dieta milagrosa, mas nutrigenômica é prevenir, por isso não pode ser considerada uma ciência de curar qualquer doença.
Mas, claro, tem que estudar a genética de cada pessoa é uma tarefa enorme, uma vez que existem milhões de variantes genéticas, e mais a cada dia comer uma quantidade enorme de substâncias alimentares, por isso a dificuldade de nutrigenômica é palpável.
Alguns especialistas alertam que essa ciência não é algo para perder peso, mas serve para combater e prevenir a doença, e quem sabe, talvez no futuro pode ser um verdadeira dieta com base no genoma de cada pessoa.
Com tudo isso, nutrigenomica deve ser indicada para aqueles com maior risco de doenças como a diabetes tipo II, obesidade e problemas cardiovasculares.
No entanto, colocar um estilo de vida e alimentação saudável o ajudará a ter um melhor estado de saúde, e somente se você realmente precisa, ir para ciências como a nutrigenômica, que estuda como os nutrientes afetam a interação com os genes.