Como cuidar das gengivas e evitar a caries
As carie é um dos transtornos mais habituais especialmente entre as crianças de menor idade. A alimentação, a rotina e os hábitos fazem que os dentes das crianças sejam cada vez mais frágeis.
Os adultos, também tem problemas com as caries e as gengivas, por isso é importante cuidar da boca com paciência e dedicação.
Como funciona a caries
Seu aparecimento está unido ao metabolismo dos hidratos de carbono, especialmente ao dos açúcares, que fazem que se descalcifique o esmalte, sobretudo, quando tem pouco flúor. Ao princípio, só se vêem manchas ou estrias negras, depois, a zona danificada é a cada vez mais profunda e o dente começa a doer quando se consomem algumas comidas, diante do calor e o frio.
Com o tempo pode afetar ao nervo que existe no interior do dente o que produz uma intensa dor, o que nos faz consultar ao odontologista. Em ocasiões, é muito tarde para salvar ao dente.
Em que consiste a doença periodontal
Em sua fase inicial, chama-se gengivites e caracteriza-se pelas gengiva vermelha e retraídas que sangram com facilidade.Costuma acompanhar-se de placas de tártaro.
A periodontite é a fase mais avançada da doença periodontal. O processo inflamatório produz-se ao redor do dente e afeta todas as estruturas de suporte provocando a queda da peça dental por perda do osso que a sustenta e por destruição das fibras do ligamento periodontal que a unem ao osso.