Comer ovos fritos
Sem dúvida, um dos maiores prazeres da vida gastronomicamente é comer. Comer ovos fritos é um pequeno debate de saúde que muitas vezes nós estamos propondo: são tão maus como nos parecem?
Muito saboroso e muito rápido de preparar, o ovo frito sempre tem sido um dos recursos mais habituais à hora de preparar a comida.
Uns dizem que é ruim, que tem muito colesterol, muitas calorias, que engorda demais, ou pelo contrário, há quem asseguram que é necessário para nosso organismo, em certa quantidade.
A primeira coisa que devemos destacar é que o ovo é um dos alimentos que mais tem proteínas, pelo qual motivo não se deve deixar de comer ovos. Não engordam tanto como se diz, e não importa a quantidade de óleo que utilize para fritar. Isto é, por muito óleo quando fritar o ovo, não vai engordar mais, já que o ovo sempre absorve a mesma quantidade de óleo.
A gema do ovo contribui com vitamina B, minerais e fósforo, enquanto a clara é a que contém as proteínas. O ovo frito não tem tanto colesterol como se afirma (ainda sim que tenha, claro); outro ponto de vista interessante é a lecitina, uma substância que tem no ovo e que, digamos, freia a ação do colesterol.
É recomendado que não se coma mais que quatro ovos por semana e no mesmo dia não ultrapasse duas unidades. Evite comer no jantar, já que são um pouco indigestos. Também pode comer ovos em tortas, bolos, cozidos ou da maneira que desejar.