Como preparar o café da manhã ideal
A maioria das pessoas pensa que o café da manhã é a comida mais importante do dia. Realmente, o café da manhã pode ser mais importante que outras comidas, mas não necessariamente a mais importante. Tudo depende da intensidade das atividades que encaramos e do tempo que tenhamos para alimentar durante o resto do dia.
Se levantamos sabendo que teremos muitas coisas a fazer, que não poderemos parar nem um minuto para comer ou que almoçaremos ou jantaremos em nosso lugar de trabalho ou na rua, então a composição do café da manhã é fundamental (porque neste caso sim será nossa comida mais importante do dia).
Um café da manhã deve ter 3 elementos principais: uma porção de lacticínio (leite, queijo ou iogurte), uma fruta ou um copo de suco de fruta e duas fatias de pão de forma ou caneca média de cereais.
Respeitando todos os dias um modelo de café da manhã como este, os requerimentos de nutrientes diários estarão cobertos ainda que durante o resto da jornada não possamos nos deter a ingerir alimentos nutricionalmente completos.
Se durante o dia além de estudar e trabalhar realizar atividade física, deverá consultar com um médico para que elabore seu café da manhã ideal de acordo com sua atividade energética diária, sua idade e seus gostos.