Prejuizos dos sapatos de salto alto
Muitas vezes é difícil que as mulheres resistam usar sapatos de salto alto, sobretudo quando celebramos ocasiões especiais, jantares importantes ou temos de ir a festas. Mas temos de ter em conta que existe uma série de prejuízos que os saltos incorporam a nossas vidas. Utilizar um sapato com um salto muito alto pode provocar certas doenças. Alem disso, vamos propor-vos algumas dicas que vão ajudar a escolher o sapato mais adequado para uma das zonas mais sensíveis de nosso corpo: os pés.
O primeiro que temos de saber é que os usos de saltos elevados fazem que nós soframos mais quatro vezes problemas nos pés que nos homens. Estas doenças estão mais relacionadas com o tipo de calçado que utilizamos que com a constituição com a que contamos ou com a forma que tenhamos de caminhar. Muitas vezes, pensamos que nos doem os pés porque não andamos da forma correta, mas em realidade essa dor vem provocado pelo calçado que levamos nesse momento.
Alem disso, como dizíamos antes o uso de sapatos de salto alto pode nos trazer uma série de prejuízos que não sofríamos antes. Por exemplo, o uso deste tipo de calçado leva-nos a sofrer dores nas articulações e nas cervicais, pode desviar-se nossa coluna vertebral e os joelhos podem começar a doer como nunca. Tudo isso, por que sofremos um desequilíbrio do corpo do que não somos conscientes, o que leva a que se descondensem todos os pontos de apoio naturais, a tensão nos músculos e pressionamos as articulações de maneira antinatural.
Ao mesmo tempo, em um futuro poderíamos sofrer artroses, entorse, encurtamento do calcanhar de Aquiles e podem começar a surgir os denominados joanetes, que como sabe é malformações dos pés.
De modo que escolher o sapato adequado é algo primordial se queremos evitar todos estes problemas em um futuro próximo. Existem algumas dicas que nos permitem escolher o sapato mais propício que nos ajudam a reduzir os prejuízos dos saltos. Qualquer especialista nos aconselharia os seguintes padrões, de modo que tomem nota e não sofrais em vão:
O primeiro que temos de fazer é escolher o sapato que melhor se adapte a nossa anatomia
Comprar o número correto do calçado. Para isso, é aconselhável que prove os sapatos na última hora do dia já que é neste momento quando os pés estão mais inchados.
Se usar sapatos de salto alto, os vistam sempre para ocasiões especiais e não fique muito tempo de pé. O salto mais confortável é aquele com entre 2 ou 3,5 centímetros de altura
Se usar sapatos de ponta ou muito estreitos, as doenças se multiplicarão porque se pressionam os nervos e os ossos do pé