Medicamentos de uso comum
O mais recomendável para sua saúde é que todo medicamento seja receitado por um médico depois de uma avaliação prévia. No entanto, você pode tomar uma atitude bem mais ativa com respeito aos medicamentos que consome, para evitar qualquer efeito não desejado.
Com a seguinte guia poderá conhecer as utilidades e ações de alguns dos medicamentos de uso comum.
Analgésico
Medicamento que acalma a dor. As versões que se vendem sem receita médica são os que não contêm esteróides e aliviam doenças menores ou intermédias. Para doenças agudas, se receitam analgésicos com conteúdo em esteróides, os quais podem causar vício pois se administram de maneira indiscriminada.
Anti histamínico
Produto que diminui a produção excessiva de histamina, químico corporal que causa as reações alérgicas.
Bronco dilatador
Fármaco que relaxa os brônquios durante uma obstrução para facilitar a correta respiração. Se receita a pacientes asmáticos, alérgicos ou enfisematosos.
Antipirético
Medicamento que diminui a febre. Pelo geral contém paracetamol ou ácido acetilsalicílico.
Antigripal
Medicamento que alivia os sintomas da gripe e o resfriado. Costuma conter uma combinação de analgésicos, antipiréticos e anti histamínicos, por isso não se recomenda sua mistura com outros tratamentos.
Corticosteróides ou corticóides
Hormônios com efeito antiinflamatório. Receitam para casos de asma, doenças pulmonares e dores agudas produzidos por inflamações musculares. Vendem-se somente com receita médica pois geram vício e alguns efeitos secundários com a ingestão indiscriminada.
Diurético
Medicamento que causa descarte de água e sódio do corpo através da urina.
Antibiótico
Medicamento que combate microorganismos prejudiciais para a saúde. Receita-se em caso de infecções.
Antes de qualquer problema de saúde, é importante ir a um especialista e não automedicar-se. Se encontra-se em uma situação de emergência e está em necessidade de medicar-se ou medicar outras pessoas, tome muito cuidado.