Dores pré-menstruais
Cada mês nos dias prévios à regra, nosso organismo experimenta mudanças físicas e psicológicas. É nesses dias quando muitas mulheres padecem o que conhecemos como dores pré-menstruais. É importante saber como conviver com elas e tratar de amenizar.
É frequente que as mulheres, nos dias anteriores ao período, experimentem mudanças hormonais significativas. Para muitas delas estes passam completamente despercebidos, mas para outras podem chegar a ser bastante incômodos e inclusive impedir que elas continuem com sua vida normal. Entre as dores pré-menstruais mais habituais encontram-se a sensação de inchaço no estômago e/ou nos peitos, cansaço e fadiga ou maior sensibilidade.
As dores pré-menstruais podem aparecer de muitas maneiras e pode-se afirmar que a alteração dos hormônios é a responsável por isso. Nos dias prévios à chegada da menstruação, a mulher pode experimentar notáveis mudanças de humor. Pode ir do riso ao pranto, se sentirá mais irritada e sobretudo mais sensível. Pode ter uma diminuição da libido, mas tudo se restabelecerá com a chegada do período. A pele e o cabelo são outros dos afetados. Durante estes dias o cabelo estará mais grosso e na pele aparecerão alguns grânulos.
Para amenizar as dores pré-menstruais, evita-se ingerir alimentos pesados como as frutas secas, gorduras e lacticínios. Além de deixar de lado o fumo e o álcool. Trate de beber água e chá. Faça algum exercício, ajudará a manter a mente em outro lugar e afastará das dores.