Tratamento de fibromialgia
A fibromialgia é uma doença caracterizada por dores musculares e cansaço. As pessoas que possuem esta condição têm em todo o corpo pontos hipersensíveis localizados no pescoço, nos ombros, nas costas, braços e pernas.
É importante conhecer o mapa da fibromialgia, que indicam quais são exatamente estes pontos, que doem ao seres pressionados.
Alguns dos sintomas que podem se apresentar é dificuldade para conciliar o sono, dores de cabeça, períodos menstruais dolorosos, sensação de adormecimento de mãos e pés e esquecimentos freqüentes.
Entre seus possíveis desencadeantes podem-se contar os acontecimentos traumáticos, como um acidente automobilístico, mal-estares recorrentes, ou doenças como a artrite ou o lúpus.
Alguns cientistas acham que a origem da fibromialgia pode ser genética. Os genes podem fazer que uma pessoa tenha uma forte reação de dor para coisas que outras pessoas não consideram dolorosas.
No entanto, trata-se de uma condição ainda em investigação, muitos médicos a desconhecem e podem chegar a confundir seus sintomas com doenças como artrite e lúpus. A sociedade pode chamar aos pacientes como hipocondríacos, por seu alto grau de intolerância à dor.
Aí que a atitude do paciente pode contribuir muito para sua melhoria. Seu compromisso deve ser o tomar os medicamentos receitados, dormirem bem, levar uma dieta balançada, fazer exercício e recorrer a terapias alternativas, como acupuntura .
Se alguma pessoa sente-se identificada com os sintomas descritos, possui uma dor crônica sem aparente causa, durante mais de três meses, é importante a consulta com um reumátologo. O tratamento oportuno é a via para uma melhor qualidade de vida.